Perguntas Frequentes

Anonimato/Identificação

Eu posso ser identificado ao fazer uma denúncia?
R.: Ao fazer uma denúncia, você será questionado se deseja identificar-se. Caso opte pelo anonimato, não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados, como o IP do computador que originou o relato ou o número de telefone pelo qual foi efetuada a ligação.

Caso eu me identifique, quem terá acesso a minha identidade?
R.: Somente o responsável por investigar as denúncias feitas pelo sistema, que é uma pessoa específica da empresa que elaborou e compõe a gestão do Legal Ética.

Tratamento das denúncias

Como o Colégio Farroupilha ficará ciente da denúncia?
R.: Para proteger a integridade da investigação e o anonimato do solicitante, as denúncias serão repassadas à área de Compliance da instituição.

Por que as denúncias não podem ser feitas diretamente no Colégio?
R.: Para evitar possíveis conflitos de interesses e o encaminhamento das denúncias a pessoas envolvidas nos atos a serem investigados.

Posso sofrer represálias por fazer denúncias?
R.: O Legal Ética é uma ferramenta séria e deve ser utilizada com responsabilidade. É impossível a identificação do denunciante, caso ele opte pelo anonimato. Não há como a ele serem impostas represálias de qualquer forma.

Denúncias

E se eu sofrer represálias?
R.: O Legal Ética é uma ferramenta que busca ser reconhecida por sua integridade, portanto, inibe qualquer tipo de represália aos denunciantes. Caso você tenha qualquer problema nesse sentido, faça-nos uma nova denúncia expondo os fatos, pois esses serão apurados e, após, será fornecido um relatório completo sobre o ocorrido, oportunizando a tomada de medidas cabíveis contra os infratores.

Se mais de uma pessoa denunciar, a denúncia terá mais crédito?
R.: Não. As denúncias são tratadas individualmente, e a repetição de denúncias não afeta a seriedade e urgência com as quais serão tratadas.

O que posso relatar?
R.: Fraudes, assédio moral, corrupção, desvio/uso irregular de materiais e qualquer atitude que esteja em desacordo com o Código de Conduta e Convivência da instituição.

Preciso ter provas?
R.: Não, mas toda ajuda é bem-vinda. Você pode anexar documentos e fotografias, se preferir, mas não é necessário.

Como eu faço para acompanhar o andamento da denúncia que fiz?
R.: Se optar por se identificar, periodicamente, serão enviadas atualizações ao e-mail cadastrado. Caso opte pelo anonimato, você receberá um número de protocolo para acompanhamento da denúncia através do canal Legal Ética. Se, no momento da efetivação da denúncia, o e-mail não for cadastrado, e o protocolo for perdido, você não poderá acompanhar o andamento da solicitação. No entanto, se o e-mail for cadastrado, o protocolo será enviado ao solicitante.

E se eu perder meu número de protocolo?
R.: Caso tenha optado pelo anonimato e não tenha cadastrado qualquer e-mail, você não poderá mais acompanhar a denúncia. Se houve cadastro de e-mail, você receberá as atualizações periodicamente sobre a denúncia feita.

Eu só posso acessar o Legal Ética do computador que uso na empresa em que trabalho?
R.: Não, a ferramenta pode ser acessada por qualquer computador ou celular, tanto para fazer denúncias quanto para acompanhá-las. Acessar o Legal Ética de um computador diferente do que você usa habitualmente é, inclusive, recomendado como mais uma forma de garantir o anonimato do denunciante (que já está garantido, se assim for solicitado).

O telefone 0800 funciona em horário comercial (de segunda a sexta-feira) das 8h às 18h.